terça-feira, 7 de julho de 2020

Volta na Serra da Estrela - 3,5 k A.A. - 115 km (Covilhã, P. Saúde, Manteigas, P. Douradas, Seia, Loriga, Torre, Covilhã)


...Uma volta do ano passado que estava aqui em atraso no blogue...
O track tem um erro de gravação entre Penhas douradas e Sabugueiro.



Powered by Wikiloc







Volta na Serra da Estrela - 3,5 k Acumulado Ascensional - 115 km (Covilhã, Penhas da Saúde, Manteigas (subida pela Rua de Benguela, que vai dar à EN 232 já perto das Penhas Douradas), Penhas Douradas, ERRO DE GRAVAÇÃO para o Sabugueiro (Mas como a estrada está tão velha, aconselho a seguir pela estrada que vai para Gouveia e virar à esquerda, para Seia, já depois do Sabugueiro), Seia, São Romão, Valezim, Rotunda para Loriga, Torre, Penhas da Saúde, Covilhã (Estação dos Comboios).



ALGUMAS FOTOS:


A Vila de Manteigas vista do Vale Glaciar, perto do Covão D'Ametade





Transumância....
 ...Que tão bom queijo produz por estas bandas. 
Há lá alguma coisa melhor do que uma sandes de queijo da serra, quando se chega ao alto da Torre.
O Pastor a quem ofereci um cubo de marmelada, presenteou-me com um calendário de bolso, onde constam as principais estradas da Serra da Estrela, e onde esta, camarária, se faz constar.
É precisamente entre este ponto, às portas da aldeia do Sabugueiro (uma das mais altas de Portugal) e um outro com cota mais elevada, na estrada que liga as Penhas Douradas e Gouveia que ocorre um erro de gravação de GPS, que pode causar confusão a quem siga este traçado.






No fundo e com auxilio do dito mapa, que aqui também vou deixar, que se perceberá melhor o que fazer em caso de duvida.
- No fundo é tomar a direcção de Seia.






A subida, das três que fazem parte deste trajecto, que acabei por usar até à Torre, é por certo uma das mais difíceis em toda a Serra, principalmente entre a rotunda que dá acesso à aldeia de cabeça e Loriga, até à ligação da estrada que vem da Lagoa Comprida.
Por estes cerca de 9 quilómetros, de que vos falo, sobe-se constantemente a percentagens entre 12 % e 14%. Onde o repouso é inexistente.





...Por esta imagem tenta-se demonstrar o grau de inclinação e dificuldade, desta estrada.






...Eis-nos chegados ao ponto mais alto de Portugal continental (um dia ainda terei que ir à ilha do Pico...hehehhe)
Depois desta "façanha" agora é só descer em direcção à Covilhã.



Boas Voltas...



Sem comentários: