quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Portugal Transversal - Estrada III (ida e volta - Nazaré - Portalegre - Montijo - Lisboa)


Mais uma Travessia Transversal de Portugal
- PT (Portugal Transversal) efectuada em bicicleta de estrada.

Depois Desta, entre a Praia de Mira e Espanha, e Desta outra, entre Lisboa e Badajoz, com regresso a Lisboa, surgem-nos mais algumas hipóteses, que por aqui enceto.
- Neste post deixarei o Capítulo III, e seguidamente o IV e V.

Depois da minha primeira experiência deste género, realizada pela zona centro, entre Mira (Praia de Mira) e Alfaiates (com visita à fronteira, em Espanha), numa tentativa que contemplou dois dias de progressão, em que o primeiro me levou até Tábua, e no segundo, via Serra da Estrela (passando também pelo ponto mais alto de Portugal continental) até Espanha. Acabei por completar tal périplo em Alfaiates, onde pernoitei,  e de onde saí na manhã seguinte, de regresso a casa.

Numa Segunda "tranche" deste projecto de hipóteses múltiplas, fiz a ligação desde casa até à fronteira com o país vizinho, na região de Badajoz. Dessa vez a ligação foi em "modo One-Shot" - Isto é - Cruzei portugal Transversalmente numa só etapa, desde o mar até à fronteira lateral. Tinha como ideia inicial, depois de regressar de Espanha, ficar em Elvas. Mas por causa da capacidade de alojamento estar esgotada nesta cidade raiana, acabei por ter que me deslocar até à vila do Alandroal, proporcionando uns longos 270 km de viagem.
No dia seguinte regressei de bicicleta desde essa localidade, passando por Évora, Arraiolos (fazendo a prospecção da Ecopista local), Coruche e Vila Franca de Xira.


"PT III - Portugal Transversal em estrada 3 (Nazaré - Portalegre)






Mais uma travessia de Portugal feita de forma transversal. Desde a estação de comboios de Valado dos Frades, até Nazaré e depois seguindo via EN 8-5, até Alcobaça, EN 8 até Aljubarrota, EN 243, passando por Porto de Mós, Alvados, Mira de Aire, Minde, Moitas Venda e Zibreira, EN 3, por Torres Novas, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Tancos, EN 118, por Tramagal, Rossio ao Sul do Tejo, Pego, Alvega, Gavião e cruz. com a IP 2, antes de Arez, EN 364 até Arez, EM 1176, até Alpanhão, EN 18 - IP 2, Até Portalegre, passando por Fortios.


Trajecto Desde Portalegre, até aos barcos do Montijo (seixalinho), primeiro, e até Lisboa (Benfica/Damaia), depois da travessia fluvial. Passagem por Crato (Estrada de Portalegre); Aldeia da Mata (EN 363); Chancelaria (Chança) (EN 369); Vale de Açôr, Ponte de Sôr (EN 119); Barragem de Montargil (EN 2) - Tudo no distrito de Portalegre; Couço e todo a leito do Rio Sorraia, até ao Cruzamento para Coruche, (EN 251); Herdade de Almada, Infantado e Campo de Tiro de Alcochete (EN 119) - Tudo no distrito de Santarém; Montijo e Seixalinho (EN 118, EM 1004) - No distrito de Setúbal; Travessia fluvial entre Montijo e o Terreiro do Paço (Soflusa); Rua da Prata, Rossio, Avenida da Liberdade, Av. António A. Aguiar, Praça de Espanha, Sete Rios, Estrada de Benfica e Damaia.



Aqui deixo estas fotografias de alguns dos locais passados. 
Estas, foram tiradas noutras ocasiões (Houve alguma preguiça e falta de equipamento para fazer melhor):




Porto de Mós.
- Vista da Vila desde o castelo. 
Ao fundo, a Serra de Aire, PNSAC (Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros)






- Minde.
Situada num Vale, entre as Serra de Aire e de Candeeiros, em pleno PNSAC.





- Portalegre.
Final deste travessia de Portugal em transversal.



GR


Sem comentários: