sexta-feira, 9 de julho de 2010

Resultado do Ricardo Marinheiro no camp da europa de XC


Aqui transcrevo a notícia da página do Ricardo Marinheiro, onde se descreve os acontecimentos do campeonato da Europa, realizado ontem.

Apesar do infortúnio do Ricardo (já não é a primeira vez), o que realmente importa é não esmorecer. Até à altura da queda tudo estava a correr como planeado, dando óptimas indicações do que o Ricardo poderá fazer num futuro breve, mas principalmente, a longo prazo.
Força Ricardo Marinheiro, és um campeão e ainda tens muitas provas para ganhar. Vais dar muitas alegrias aos teus fãs.


Campeonato da Europa – resultado da prova

Partindo de 30º, o que sabiamos há já bastante tempo através do posicionamento no ranking UCI, o Ricardo treinou específicamente para uma determinada estratégia de prova que passava essencialmente por um arranque canhão logo no start loop que permitisse colar de imediato à frente da corrida. Estratégia conseguida pois apenas nos primeiros minutos de prova o Ricardo tinha efectivamente conseguido esse objectivo e após passar mais de 20 atletas, colou na frente da corrida e rodava no grupo dos 10 primeiros. Seguidamente o objectivo era não cometer qualquer erro de hidratação, tendo nós tido o extremo cuidado nesse aspecto, e esperar as quebras de alguns dos restantes atletas da frente, isto mantendo um ritmo altíssimo, algo que afinal o Ricardo estava mesmo preparado para fazer. Tudo bem, tudo conseguido, excepto o que não podemos controlar… a mais de meio da primeira volta, o atleta que seguia à sua frente, caíu numa zona técnica, e o Ricardo não pôde evitar caír para cima dele, mas pior… não pôde evitar que os 3 ou 4 que seguiam atrás caíssem para cima dele. Resultado: desviador avariado, que estragou de imediato toda a estratégia e o excelente posicionamento que o Ricardo já levava, e nessa queda ficaram as ambições de um excelente resultado. Conseguíu a custo terminar a primeira volta e entrou ainda para a 2ª, mas as mudanças pior do que não entrarem, saltavam e impediam que pudesse fazer força sobre os crenques.

Nas anteriores provas já as múltiplas quedas tinham tido papel preponderante nos resultados, num circuíto com muitas armadilhas, e o Ricardo estava avisado e com consciencia para evitar esta situação, daí também ter dado tudo para se colocar na frente onde teóricamente estão os “que têem experiencia e não caiem fácil”.

A prova ainda decorre e efectivamente começa-se a ver a cedencia de alguns atletas de top perante o calôr, algo que esperavamos para ir subindo lugares, mas infelizmente… isto também faz parte das corridas, sendo que é a 2ª vez que tal acontece ao Ricardo na Selecção Nacional, após a queda colectiva em Houfallize no ano passado causada pela moto4 do director de prova, e a 3ª vez apenas na carreira, com a queda na Póvoa de Lanhoso, aí ainda no arranque, perante uma queda de um atleta à sua frente que o levou inevitávelmente ao chão por falta de qualquer milímetro para passar. Isto efectivamente faz parte da corrida, e pouco tem que ver com profissionalismo e saber, como bem temos visto este ano na Volta à França onde já todos os candidatos foram ao chão várias vezes, tendo alguns dos candidatos à vitória final desistido já com lesões graves.

Apenas umas escoriações foram o resultado. O arranque brutal e as sensações até à queda indicaram que há condições efectivas para o Ricardo lutar em Seia pelo título Nacional, pois esta… já foi, e nada mais se pode fazer.

LINK da Página do Ricardo : http://www.ricardomarinheiro.com/campeonato-da-europa-resultado-da-prova/

Sem comentários: