sexta-feira, 20 de março de 2009

O que tem que ser, tem muita força!

…E tinha mesmo que ser!


A MINHA GINGA chorava por alguns up-grade’s.


Devido ao uso e abuso que dou à minha Bicicleta, tornou-se imperativo a substituição de alguns componentes (algumas dessas mudanças já as tinha “sugerido” no post).
Dessa forma tornou-se inevitável substituir o que estava gasto, estragado e/ou remendado.


Os Manípulos desviadores por exemplo, já tinham cumprido o fim para que estavam destinados à muito. Nos últimos tempos, o retorno da mola, acontecia por ordem de um elástico estrategicamente adicionado pelo “condutor”. Tal adaptação, usada durante meses, deixou entretanto de funcionar, ficando inclusive sem pôr mudanças na K7 traseira durante a volta de SINTRA. Era impensável continuar com tal dispositivo.
Aproveitei a necessidade para “aguçar o engenho”. Lógico e inevitável, substituí os antigos manípulos Deore por uns, também da Shimano, os XT.


Outro dos elementos que urgia mudar, era o desviador traseiro. Relatei por AQUI o incidente com o drop-out, numa das incursões que fiz por Monsanto, onde fiquei com tal acessório irremediavelmente empenado. Elevava a corrente com extrema dificuldade, estando mesmo sujeito, num futuro breve, a introduzir-se catastroficamente por entre os raios da roda. O que provocaria, como é de supor, um acidente (no mínimo) feio.
Mantive a gama XT, mas passei do clássico não invertido de braço longo, para um SHADOW de braço médio.


De há muito imperioso, mas há muito adiado, tornou-se inevitável o trocar das rodas. As minhas Bontrager Camino de origem, já não tinham mais solução. Além de estarem a partir raios consecutivamente, apresentavam mossas profundas, facilmente visíveis a olho nu. Já para não falar no peso exorbitante, que representava um grande “handicap” ao conjunto.
Facilmente se entenderá que era urgente melhorar tal aspecto. Ponderei adquirir as rodas Shimano XT (cubos e aros), mas acabei por ficar com uma promoção da BIKEDISCOUT, site alemão onde fui buscar esta encomenda. Não resisti a uns aros MAVIC 717 com CUBOS XT que dão um aspecto muito agradável à Ginga.


Depois disto, resta-me falar dos discos, completamente gastos e velhos, foram substituídos por uns Shimano XT. Aproveitando esta evolução do conjunto, passei para o sistema centralock.
Seguindo a linha do que tinha falado no post em que descrevo a “dita”, evoluí no melhoramento da Bicicleta, alicerçado no quadro 6500 SLR de TREK.


Neste momento, da Bicicleta de origem (exceptuando o quadro) mais não resta do que o avanço, a caixa de direcção e curiosamente… Os punhos!
Deu para perceber com este up-grade, que dificilmente conseguirei baixar o peso da Bicicleta além dos 12 kg. Ficou em cerca de 12,5 kg.
Bem-bom!!!

O “Guarda-Rios”

Sem comentários: