segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Espinho - Praia de Mira (A VER ÁGUA) Alternativa ao Caminho Português

Constato agora, que deixei passar demasiado tempo, desde que iniciei esta marcação de mais uma etapa do "A Ver Água".
Apesar dos auxiliares de memória, tais como as fotos e os track's, já me vão faltando algumas referências, para vos mostrar o interesse deste projecto, que, encetado em Abril de 2010, no Ponte de Lima - Porto, tem nos dias de hoje, a sua marcação concluída (Falta só um pequeno ajuste entre a Praia da Adraga e a Assafora).

Trata-se da ligação em bicicleta de montanha, entre a Sé de Lisboa e a Sé do Porto, continuando após o Douro, com a progressão costa acima, até Darque, onde derivamos para uma Ecovia do Lima, até Ponte de Lima, onde é suposto fazer-se a colagem com o Caminho Português de Santiago.

No fundo, Não é mais do que uma alternativa aos Caminhos Português central e costeiro, tendo esta minha versão como principal característica; Evoluir tão próximo do mar (...ou se quisermos da...água) quanto possível.
Para isso, além das marginais e todo o tipo de caminhos da costa (ciclovias incluídas), também faz uso de algumas travessias de barco, e a muita imaginação, para completar este objectivo, VER ÁGUA.

Neste segundo bloco de informação acerca deste projecto, devo salientar que estes 80 km's propostos para esta etapa, são pintalgados com uma ou outra passadeira de praia e muitas ciclovias (Post's seguintes). Alguma estrada também está presente, principalmente pinhal e eucaliptal, entre Esmoriz e Ovar. Depois de Ovar temos a longa travessia das Dunas de São Jacinto (Ria de Aveiro) e do seu Parque Natural, que nos levam, via transporte fluvial, até à Gafanha da Nazaré (Aveiro).

Até ao ponto de divisão desta aventura, na Praia de Mira, ainda temos tempo para mudar de distrito, passando do de Aveiro para o de Coimbra.

No que toca às dificuldades, não há grandes declives nem acumulados a assinalar.
Resta-me salientar que este trajecto pode ser percorrido nos dois sentidos...

O Track (desde Espinho, até à Praia de Mira) :


Algumas Fotos, em que o denominador comum é a Água :

Já em plena Ria de Aveiro, a caminho de São Jacinto. Um dos pequenos portos de abrigo para as pequenas embarcações da faina.


Um pouco maior, mas com o mesmo fundamento. É assim este porto da Barra de Aveiro.


Travessia da Ria de Aveiro nos barcos da MOVEAVEIRO.


A caminho da Praia de Mira, onde passamos por uma grande predominância de zonas pantanosas e afins, ainda alimentadas pelas reentrâncias da Ria.


Um pôr do sol espectacular em plena Lagoa da Praia de Mira. Localidade por mim desconhecida até então, passou a ser referência da beleza da nossa costa, não só a Norte do Mondego, como de todo o país.

Para depois do levantamento das muitas ciclovias costeiras que interceptei neste pedaço de A Ver Água, ficarão as restantes etapas propostas, deste projecto, que pode ser consultado entretanto no Wikiloc.

G.R.

Sem comentários: