sábado, 29 de janeiro de 2011

Ciclovia Furadouro (Ovar). Aveiro

Mais uma ciclovia que já conhecia de tempos longínquos, quando andava a trabalhar um pouco por todo o país. Pelo menos duas vezes por ano, ia a Santa Maria da Feira, e de lá, normalmente ao sábado, tomava o caminho de Ovar e da Praia do Furadouro, para umas belas passeatas de bicicleta.

Reencontro agora este trajecto, ou pelo menos parte dele, já que nem todo foi construído ao mesmo tempo, na prospecção que executei pela costa portuguesa, entre o Lima e o Tejo, e á qual chamei; "A Ver Água". Não só pela sua proximidade com o Atlântico, mas porque quase sempre progride perto desse elemento vital. - Ele são Rios, Ribeiras, Rias, Lagoas, e, claro está, o Oceano.

No que toca a dados concretos, esta ciclovia, geograficamente parecida com as suas antecessoras a Norte (Esmoriz e Cortegaça), estende-se por mais de três quilómetros, desde a cidade, neste caso Ovar, até à praia, neste caso, do Furadouro.

Como mencionei, a construção desta via aconteceu em fases distintas, logo, temos uma parte mais antiga e degradada, que vai desde a N327 até à costa pela Av. do Emigrante, e, uma parcela mais recente, dividida por zonas, em que os peões e as bicicletas têm espaços próprios de circulação, que usa a Av. da Régua para chegar a Ovar.



O Track :



Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1334190


As Fotos :

Este é o aspecto que apresenta a ciclovia na avenida do Emigrante, que vai desde a Estrada Nacional 327 atá à rotunda de entrada no Furadouro.


Por outro lado, temos a avenida da Régua, que faz a ligação da N327 até à cidade de Ovar.



R.A.

Sem comentários: