sábado, 8 de janeiro de 2011

Ciclovias de Lisboa (Primeiras Notícias de 2011) - Ciclovia Campolide - Arco Cego


Talvez lá para a Primavera, quiçá antes, teremos a ciclovia entre a escadaria do jardim da polícia municipal, em Campolide (Av. Calouste Gulbenkian) e o Arco Cego (Av. Duque D’Ávila) completa.
– Isto é – Ficará certamente a faltar um pequeno troço de +/- 50 mt. Nomeadamente entre a esquina da Rua Nicolau Bettencourt e o início da Av. Duque D’Ávila, em plena Av. Marquês de Fronteira (S. Sebastião).
Aqui, e segundo a mesma fonte ligada à empreitada, ainda estará em estudo, como fazer passar a ciclovia. Não sei se terá a haver, mas ninguém me tira da ideia, que esse adiamento ficará a dever-se à indecisão em relação ao futuro do Palacete e Jardins da Condensa de Cadaval (Quarteirão da Fundação Calouste Gulbenkian) e de como se projectará a sua entrada.

Para já, e referindo-me somente às obras em curso; o troço da Av. Duque D´Ávila, entre a Av. 5 de Outubro e o largo do Arco Cego (antiga estação dos eléctricos e autocarros) já está pronto para inaugurar. Ficando a faltar o remanescente, entre a Av. 5 de Outubro e a Av. Marquês de Fronteira.
Nesse futuro breve, poder-se-á pedalar entre o Arco Cego e a escada de acesso ao Jardim da Polícia municipal, em Campolide (Av. Calouste Gulbenkian).
Subindo essa escada, aí, podemos tomar uma outra ciclovia, proveniente do alto do Parque Eduardo VII (Av. Marquês de Fronteira), e que passando pelo palácio de justiça e Universidade Nova, atravessa o mesmo jardim em direcção a Monsanto, contornando depois o Parque florestal até à rotunda do Pina Manique.

Traçado (Previsão) :



Link para o Traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1391335

As Fotos :

As obras avançam, no início da Av. Duque D'Ávila (Av. Marquês de Fronteira).


Entre a Av. 5 de Outubro e a Av. da República, a ciclovia está pronta para inaugurar.

Aspecto geral da futura ciclovia, na Av. Duque de D'Ávila.

R.A.

Sem comentários: