quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SANTIAGO MAIOR, o de COMPOSTELA!

Santiago-Maior
– Também conhecido por Santiago de Compostela, terá nascido em Bethsaida na Galileia, desconhecendo-se o ano. Segundo o Novo testamento bíblico será filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de São João Evangelista, seria pescador nos mares da Galileia. Conhecida é a data do seu falecimento, que terá ocorrido no ano 44 da nossa era, em Jerusalém. Este apóstolo de Jesus Cristo, um dos doze, passou a ser venerado por toda a cristandade. Foi santificado e apelidado de Maior para facilmente se destrinçar de outros, como: - Tiago; Santiago Menor ou mesmo de Santiago o Justo. É patrono de vários países. Com a Espanha à cabeça, também é o santo protector de inúmeras pátrias da América latina. Várias classes profissionais escolheram este santo para seu protector, entre elas temos: - Os Veterinários, os Cavaleiros (existe inclusivamente uma ordem militar com o seu nome) e os Farmacêuticos. Claro, que a razão pela qual é mais associado, é por ser patrono dos peregrinos.

A origem do seu nome, em latim Iocubus, derivou nas mais diversas formas, que chegam até aos nossos dias, dependendo da região onde o procuremos. Com o decorrer do tempo e a passagem das eras e das lendas a sua denominação foi variando, chegando até aos dias de hoje em leituras tão distintas quanto as línguas em que é conhecido, por exemplo: - Jakob (hebraico), é a forma como é tratado na Alemanha e um pouco por toda a Europa central e do norte; - James, é como lhe chamam nas ilhas britânicas; Em França, o já famoso Jaques ou San Jean; Outros, inclusive algumas regiões de Portugal apelidam-no de Jacó. Na própria Espanha, a denominação do Santo não é uniformizada, os Catalães por exemplo usam o Jácome (definição de Jaime) como principal forma de o intitular. Já pelo resto da Península, o actual Santiago derivou de Iago ou mesmo de Iaco por supressão do Ti.

O seu maior e mais emblemático santuário é, como todos sabemos, a Catedral de Santiago de Compostela, o que torna a cidade como o terceiro maior marco da cristandade actual, logo atrás de Jerusalém e de Roma.

A data a que se celebra nas comunidades católicas é o 25 de Julho.
GR

Sem comentários: