quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ECOVIA LITORAL (ALGARVE) [2] Concelho de Vila do Bispo (Cabos de S. Vicente - Burgau)






Depois de transposto o troço de Ecovia que faz a ligação entre o Cabo de São Vicente e Sagres (totalmente preenchido por tapete de asfalto, coincidente com a estrada nacional que faz essa ligação), passamos para a vertente de estrada nacional desactivada. É por aqui, depois de Sagres e até Vila do Bispo que usamos essa hipótese de trajecto, passando ao lado da via rápida, e serpenteando por esta. Chegados a Vila do Bispo, somos guiados pelas famosas linhas azuis, que encontramos sempre, dentro de uma localidade, quando esta é atravessada pela Ecovia do Litoral. Seguidamente damos entrada em estradões interiores de ligação entre as aldeias. Nesta foto especifica estamos precisamente entre V.do B. e Raposeira.

Cá estão eles: - Os Traços Azuis. Não só definem a ecovia como orientam os "Turistas acidentais". Mas mais que isso, Mudaram a imagem de muitas pequenas aldeias. Veja-se este exemplo! - Até fica bem, o "degradê"



Fim da Ecovia em Burgau. Aldeia que faz de fronteira entre os concelhos de Vila do Bispo e Lagos. Mas também é por aqui que se chega ao fim do Parque natural do Sudoeste alentejano e da costa Vicentina. Depois desta terra as marcas desaparecem, pois pudera, a Ecovia não tem continuação (pelo menos por agora). Cheguei a questionar a Guarda (GNR), que não tinha respostas para me dar. Essas, foram-me fornecidas na Junta de freguesia da Aldeia da Luz, onde fiquei a saber que, apesar de já ter sido aprovado pelas autarquias de Lagos e Portimão, a obra de tal traçado ainda não saiu do papel.

- É pena! mas temos que esperar.



Mais uma do correspondente por terras do Sul: - Repórter Astigmático

Sem comentários: