sexta-feira, 6 de março de 2009

Mecânica e técnica.

Com este post encetaremos algumas dicas para a vertente da mecânica das Bicicletas.

É sempre bom saber. Ou p’lo menos, ter uma noção. Contra mim falo (fala “Guarda Rios”, fala), pois no que toca a este tipo de questões mais técnicas, normalmente deixo para quem sabe.
- Lá está! Limito-me a ter uma noção das coisas. Já o Zebroclinas por exemplo, “mexe que se desunha”. Vai praticando na sua “oficina”.

Todos podemos e devemos mexer nas nossas Bicicletas, mas temos que saber o que é que estamos a fazer.
Afinar uns travões, recolher um cabo, mudar uns calços, centrar os discos, remendar ou mudar as sempre “chatas” câmaras-de-ar, ou, muito importante, substituir um drop-out, tudo isso… E outras que tais, devem pertencer ao léxico de qualquer ciclista que se preze.

Quanto a mexer em cubos, caixas de direcção e rodas/raios, deixo (eu) para os mecânicos de confiança.
Muitos não concordam, e dirão: - Deves saber fazer tudo. Podem ter a razão deles, não o nego. Pessoalmente, e este é o local apropriado para o fazer, esta é a minha opinião.

- Apesar da noção que devemos ter das “coisas” das Bicicletas, as façanhas mais arrojadas (mecanicamente falando), devemos deixar para os “Homens de confiança”. Os nossos mecânicos.
Durante algum tempo trabalhei mais assiduamente com um dos manos Martins, o Pedro.
Foi ele que fez autênticos milagres com a minha velhinha Touring, ex ECI, ex Whithout stress, actualmente na Kombina, uma nova loja na Expo.
Mais tarde, por mera questão da lógica da proximidade, já que confio qualquer uma das minhas Bicicletas, e sou amigo dos dois, passei a trabalhar com mais regularidade com o Cláudio Proença, ex ciclóvias e actualmente a desenvolver o seu trabalho no ECI.
Esporadicamente, e quase sempre que tenho problemas em Monsanto, vou ter com o Sr. Luís da Loja das Bicicletas que tem dois excelentes profissionais. O Alex e o Victor de origem moldava, são excelentes mecânicos. Sempre muito prestáveis.

Sem comentários: