sexta-feira, 28 de março de 2014

Estrada - Relax Saloio pelas terras do Mármore [54 955 22]



Volta de estrada com cerca de 54 km's de extensão, com 955 mt de acumulado ascensional relativo a uma média de 22 km/h. O objectivo inicial era fazer uma primeira prospecção a mais um trajecto de estrada que tenho para aqui idealizado. - trata-se de fazer a EN 9, que, para os menos conhecedores, vai de Alenquer até uma zona, mais ou menos indefinida, ali entre Pêro Pinheiro e Algueirão. Como tal intuito ficou desde cedo gorado, por me ter enganado umas duas ou três vezes, passei logo para um projecto novo, e acabadinho de criar "ali ao momento", e ao qual chamei; - Relax Saloio por terras do Mármore. Assim sendo, aproveitei para fazer uma volta bem soft, onde não passei das 150 PPM, isto, apesar da constante escalada e descida da Zona em questão. Lembro-me de três ou quatro autênticas paredes por que passei, algumas com inclinações de 20% (assim de repente, recordo a de Anços). Pontos de interesse desta volta: - Damaia/Benfica, Falagueira, Pendão, Belas, mata de Belas, Baratã, Palameiros, Casal dos Cosmos, Morelena, Pêro Pinheiro, Maceira, Anços, Pedra Furada, Alfouvar, Aruil, Camarões, Caneças, Casal de Cambra, Paiã, Pontinha, Alfornelos e Benfica.
Mais voltas de estrada pelo distrito de Lisboa, no Nezclinas:




TAMBÉM EM MODO NOCTURNO:



Mais voltas de estrada no Blog Nesclinas:






ALGUMAS FOTOGRAFIAS:



Em Pêro Pinheiro, um antigo aqueduto e um parque infantil. numa das estradas mais interiores que me aventurei a esplorar nesta volta por terras saloias.




Nestas terras a Sul de Mafra, podemos passar um sem número de Pedreiras e "Fábricas" de Corte e moldagem do Mármore. Foi destas terras que saiu a maoir parte da pedra que construiu o convento/Palácio de Mafra, que, como nos é descrito no "Memorial do Convento" era transportada em cima de troncos de árvore e puxada por várias juntas de bois.




Apesar de não ser a primeira vez que por aqui passei, é sempre interessante rever este conjunto de enormes antenas parabólicas que fazem parte das telecomunicações da "PT", em Alfouvar.


GR

Sem comentários: