sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ciclovias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim


Seguindo a tendência indicada no post anterior, venho por aqui, e agora, continuar a descrever algumas das possibilidades de progressão para Bicicletas que encontrei pela costa Norte de Portugal. Desde Viana do Castelo até ao Porto.
Nesta fase vou-vos falar da Ciclovia de Vila do Conde (marginal) , e da que lhe está associada, a de Póvoa de Varzim.

Sempre com a presença do mar por perto, esta ciclovia que já vem desde a localidade anterior (Póvoa de Varzim) tem uma extensão de cerca de 3,5 km, e foi iniciada em 2005.

Na sua quase totalidade é revestida a cimento, sem aquele tratamento final a que estamos mais acostumados para as Ciclovias. Mas de qualquer das formas é uma via de progressão exclusiva para as Bicicletas e devidamente assinalada.



Durante estes quilómetros o que mais fascina é realmente a presença do mar e das embarcações que, de uma forma geral, estão atracadas por todo o lado. Ao nosso lado esquerdo, de quem vem de Norte para Sul, podemos testemunhar vários bairros de pescadores. O mais popular será o de Caxinas, onde também podemos ver alguns monumentos de homenagem aos homens que andam na faina, tantas vezes dizimados por trágicos naufrágios.


GR

Sem comentários: