sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ponte de Lima - Darque (em busca da Ecovia do Lima pela margem esquerda)

Como tinha feito na margem oposta, desta vez iria usar a Ecovia existente e procurar passagem ao longo do rio, avançando tanto quanto possível, até perto da foz do Lima pelo lado Esquerdo. Mais uma vez, e como já referi no post que apresenta a parte concluída de tal Ecovia, o que está no projecto não está no terreno. Oficialmente pode-se percorrer cerca de sete quilómetros. Os restantes, até Darque, foram explorados por carolice, um pouco à descoberta, e passando por algumas arribas desfeitas.
- Quem tem boca vai a Roma. Já diz o ditado. Foi dessa maneira, perguntando, que consegui arranjar vias de possível circulação para um agradável passeio à beira do Lima.





Por entre mais de vinte quilómetros, apesar de uma passagem pela estrada e regresso ao rio, fiz um périplo pelo que pode vir a ser uma hipótese oficial e sinalizada para a circulação segura de bicicletas. Para já, não passa de uma aventura em que alguns dos pontos de passagem ficam completamente intransponiveis com um maior índice de chuva, que faça subir os níveis do rio.

Com Viana do Castelo ao fundo, do outro lado da margem, mas ainda longe, termina esta parte da exploração junto ao rio. Consegui arranjar forma de continuar junto às águas, virando à direita antes da passagem subterrânea da estrada nacional, contornando as vedações de uma empresa de viveiros.


Quando andava em busca de formas de poder ter o rio à mercê, ainda tive alguns encontros do x files. Como esta passagem por um pântano imundo, meio seco mas carregado de lodo, que ainda consegui fotografar.



Atravessando por baixo desta "obra de arte" consegui voltar a contactar com o rio Lima. Ao fundo deste viaduto virei à esquerda para mais alguns metros de margem. Depois, foram mais algumas pedaladas e...



...Passando a linha férrea em direcção a Darque, dei por terminada a minha busca por entre as margens do rio Lima. Depois, e continuando a minha viagem de regresso ao Porto tão perto das águas quanto me era permitido, fui marcando uma nova possibilidade de progressão de, e para Santiago de Compostela, que postarei por aqui brevemente...


GR

Sem comentários: