sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prospecção aos novos albergues do Caminho Português

Algumas fotos desses albergues e dos outros já existentes, assim como um ou outro motivo de interesse:

Ainda antes do começo da Prospecção própriamente dita, quando subia da ribeira do Porto para S.Bento, deparei com uma fonte pela qual já passei noutras ocasiões, mas que desta vez me chamou a atenção de uma forma mais explicita. Logo agora que ia encetar um Caminho.
Vista do lado contrário da rua, mais ao longe, e com olhos de Peregrino, percebe-se que tal boca de água é associada ao caminho de Santiago por motivos óbvios.


Este é o primeiro albergue que podemos encontrar no caminho português por Barcelos. Está situado em São Pedro de Rates. Nunca lá fiquei "abrigado", mas dá para perceber que já não é novo. Situa-se a cerca de 36 km da Sé do porto, e para chegar até ele passamos essencialmente por zonas urbanas, em que o alcatrão e empedrado de estradas secundárias são o piso reinante.



Igreja de S.Pedro de Rates.


Câmara municipal de Barcelos.
Por aqui, pela cidade que empresta um dos ex-libris a Portugal, além de "galos" também podemos "abrigarmos-nos" nos Bombeiros Voluntários da cidade ou em duas pensões que o turismo local recomenda. Por aqui já estamos perto dos 55 km percorridos após a saída do Porto.


Um dos vários painéis informativos que podemos encontrar ao longo do caminho.



Este Albergue é novinho em folha.
Quando por lá carimbei, tinha inaugurado à poucos dias. Ainda não tinha atingido as duas dezenas de peregrinos alojados.
Esta possibilidade de alojamento apresenta todas as condições de conforto que um Peregrino pode requerer. Está situada a 10 km´s de Barcelos e a perto de 65 do Porto.



Ponte romana de ponte de Lima.
Ao fundo da passagem, o edifício a vermelho é o albergue da localidade. Também ele com poucos meses de utilização, mas com uma grande condicionante. A entrada está proibida após as dez horas da noite, e depois de fechada a porta não mais se poderá entrar para dormir. O contributo Peregrino ascende a 5 euros.
Como alternativa, existe do lado de cá da ponte, a Pousada da Juventude, que para além de não ter a restrição horária, ainda oferece muito mais condições e um vasto pequeno-almoço. Tudo pela módica quantia de 12 euros, à qual podemos descontar 10% se apresentarmos a respectiva credencial.



Esta bela foto é representativa de uma das "avenidas" ribeirinhas que se estendem ao longo do rio Lima




Serra da Labruja.
Daqui, e depois de passada a maior dificuldade à progressão nesta Peregrinação (pelo menos do lado português), temos o albergue de Rubiães, mais 17 km após Ponte de Lima.
Se somarmos outros 19 km, encontramos o albergue de Valença do Minho. Último abrigo disponibilizado em solo Português.


Link para todas as Fotos no Picasa :


BOA PEREGRINAÇÃO!!!


...BOM CAMINHO...


GR


Sem comentários: