terça-feira, 1 de setembro de 2009

Via de la Plata + Sanabrês (Ago 09) Dia 1 Sevilha-Almaden de la plata

Deste primeiro dia de avanço em direcção a Santiago, o que me salta directamente da memória é o tremendo calor por que passámos. Nesta etapa inteiramente preenchida por solos áridos e desérticos da Andaluzia, chegámos a ter que suportar mais de 45 Cº. O que fez com que tivéssemos que parar por volta das duas para fazer uma siesta num albergue do Caminho em Castilblanco de los Arroyos.



Passando o rato pelas bandeiras dá para ter uma noção das localidades em que passámos.


A altimetria quedou-se pelos 1100 mt e o cume mais alto foi a 570 mt. Mas o que "doeu" mesmo foi "O Sendero" do Calvário, em plena Sierra Norte. O último cume representado no corte da altimetria.

LINK PARA O TRACK E DEMAIS INFORMAÇÕES NO WIKILOC :http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=512252

Super preparados em cima do quilómetro "0". Já tínhamos visitado a Catedral (acto obrigatório), o que fez com que só começássemos a pedalar às 9 da manhã.

Uma das primeiras paragens para fazer uma justa homenagem a um colega e amigo, o maior Benfiquista existente à face da terra. TALICA my man! Este ano é que é!!!!

Constante visão desta primeira fase da etapa e um pouco do que iríamos passar durante uns belos dias. Dá para imaginar o calor?!?!? - Não?


Muito de lés a lés, lá nos aparece uma edificaçãozinha, que quase sempre, como esta, está em ruínas. Há uma forte presença de vestígios Romanos e Mouros por estas bandas.


O que vale, é que força de vontade é coisa que não lhes falta....HE...HE...HE


Paragem para repouso, numa das poucas sombras existentes durante estes primeiros dias.


A partir das duas da tarde, até antes, torna-se penoso continuar nos campos do Caminho com o sol a dar-nos na pinha. Tivemos que parar para fazer um repouso, num albergue onde já se encontravam mais peregrinos a fazer o mesmo.


Depois de termos reiniciado a nossa jornada. Na parte mais interessante, e por isso mais difícil do dia. Entrámos na Sierra norte a caminho de Almaden de la Plata. Por vezes o calor era tanto que o César perguntava: - Alguém ligou o microndas?


A escalar o Sendero del Calvário. Por aqui já não tínhamos água. Atenção às reservas deste precioso liquido. Apesar dos litros que ingeríamos nestes dias, nunca é suficiente para colmatar o desidratar sofrido. Contas redondas, nestes dias de Andaluzia devemos ter bebido cerca de 10 litros de água cada um.


Já no alto deste primeiro grande obstáculo deste nosso Caminho em direcção a Santiago. Depois disto e já com Almaden debaixo dos olhos, fizemos uma descida bastante técnica e entusiasmante.

TODAS AS FOTOS DESTE DIA NO PICASA :


Sem comentários: