segunda-feira, 4 de abril de 2011

Último troço do "A Ver Água" - Praia da Adraga - Catribana.(PNSC)


- Agora sim!!!

Aproveitando o tempo livre, que nem sempre é muito, consegui terminar a “Epopeia” do “A Ver Água”, que, apesar de já estar fechada há quatro meses, apresentava uma lacuna “de costa”, entre a Praia da Adraga e a localidade de Catribana (perto da Assafora).

A publicação do post anterior, Foz do Arelho – Sintra (A Ver Água), estava também a ser adiada pelas mesmas razões. Já que na minha óptica (e já agora, na minha consciência) não estavam reunidas as condições necessárias para poder apresentar este projecto de forma final e inequívoca.

Na obstante a minha satisfação por tal descoberta e registo deste trajecto final, não posso deixar de referir que estes quilómetros de que vos falo estão carregados de dificuldades por se desenrolarem por entre praias, arribas e falésias a Norte de Lisboa. Por estes predicados, devo salientar que tal trajecto será mais facilitado no período de verão, se possível, umas duas semanas depois de um longo período de chuvas. Já que tais águas farão engrossar os caudais de muitas das ribeiras, riachos e rios que inevitavelmente, temos que atravessar.

Com a prospecção a estes 18,5 kms de costa, entre a Adraga e o Magoito, e depois até Catribana, estão finalmente reunidas as coordenadas, para poder dar este trabalho por concluído. Pelo menos no imediato, já que, para um futuro breve, penso continuar a fazer a ligação da costa rumo a Norte, até Espanha, via Caminha e La Guardia, de onde quero completar a ligação até Padron, onde na foz do Rio Ulla, conta a lenda, terão surgido as ossadas do Apostolo Sant’Yago.

Esta última proposta tem por finalidade, tal como a que agora acabo de encerar, fazer a ligação ao Caminho Português de Santiago de Compostela, que depois destes 580 km’s, terá quase mais duzentos, se interceptarmos este trajecto em Darque, e, em vez de interiorizarmos Lima a dentro, seguirmos rumo a Norte, com destino a Viana do Castelo, e daí tomarmos medidas para o barco internacional em Caminha. Seguindo a linha da costa, tracks esses que já compilei, contornamos as várias penínsulas da costa Oeste da Galiza, até atingirmos Padron. Daí em diante, uns singelos, mas difíceis, trinta quilómetros, nos separam da Catedral de Santiago.


O Traçado entre a Adarga e a Capribana :




As Fotos :


Esta, demonstrativa das dificuldades, situa-se na abordagem à arriba, depois da Praia da Adraga, em pleno Parque Natural de Sintra Cascais (PNSC). Por aqui a areia predomina ,e, muitas vezes somos obrigados a "carregá-la" à mão (a bike).



Aos poucos vamos atravessando estas dificuldades das arribas e falésias na costa da região de Sintra, em direcção às famosas: Praia Grande, das Maçãs e Azenhas do Mar.



... Para Sul ficou o Cabo da Roca, e outros tantos relevos acidentados, que levam sempre algum tempo a atravessar. No fundo tudo tem que ser feito com ... Muita calma...



- Espectacular! É o que me surge na ideia, ao relembrar esta vista das Azenhas do Mar.



Por esse Portugal "A Dentro"... Por esse Mar... "A Fora".


G.R.


Sem comentários: