quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

TREINO de ESTRADA Benfica-Guincho-Benfica (Marginal)




LINK PARA TRACK NO WIKILOC

No feriado de dia 8, aproveitando a boa aberta no céu, fui fazer um treino de estrada. Apesar de ser o meu preferencial, há muito que não o fazia.

Trata-se de ir a Cascais e voltar pela Marginal, numa variante que inclui Monsanto. Ao sair de casa, e antes de concluir o regressar, passo o Parque Florestal por duas vezes, elevando assim o nível de dificuldade do treino.

Esta opção de treino até Cascais, que perfaz cerca de 55km’s, pode ser alargada (tal qual como o foi neste dia) para os 78, se for ao Guincho e voltar. Ou pode ser encurtada, se o limite for o Estoril ou mesmo Oeiras, em opções que não ultrapassam os 50 ou os 40 km´s respectivamente. É tudo uma questão de coordenação do tempo que se quer/pode gastar.
No fundo é uma boa forma de treino, com uma vista privilegiada, que pelo facto de nos ser comum, muitas vezes por nós é desvalorizada.

Neste dia o treino acabou por ser dividido em quatro fases distintas. Na primeira, e depois de ter ultrapassado Monsanto, dei inicio ao trajecto ribeirinho em plena Estrada Marginal, logo a seguir à Av. da Índia, em Algés. A partir daí encetei um marcha com velocidades acima dos 35 km/h (média de 31,5 km/h até cascais), por ter apanhado um cicloturista habituado, ao qual me colei, e com o qual fui dividindo as despesas da progressão até ao Estoril. Aí, tal colega voltou para trás, e eu, continuei até ao Guincho, numa segunda etapa um pouco mais branda do que até aqui, em que a média terá andado perto dos 25 km/h.

No regresso do Guincho, e até Cascais, vim a fazer o levantamento da Ciclovia da Guia, tornando tal labor na terceira fase do treino, ainda mais branda do que a anterior. O retorno a casa (via Monsanto) foi com algum vento contra, como aliás já é apanágio desta estrada, em que o objectivo passou a ser subir a média, mantendo o manómetro acima dos 30 km’s. Mesmo assim, e apesar do esforço, essa não mais subiu do que os 28 km/h.

Foi um treino muito positivo, cerca de 78 km’s em 2,50 h.

Na primeira abordagem à marginal, no sentido Lisboa – Cascais, aproveitando a companhia e a quase total ausência de vento, consegui fazer um treino puxado, com índices elevados, em que a média cardíaca andou pelos 155 bpm, chegando a cascais em 45 min. A uma média superior aos 31 km/h.

O Ciclista ao qual me colei, e com quem vim a puxar desde Algés até ao Estoril... OH! Já chegámos!


Já a caminho do Guincho. Ciclovia de um lado. Passadeira para peões do outro.

Sempre espectacular, a Baía de Cascais!


Valores para o treino total… (Valores para treino em ritmo puxado, Lisboa-Cascais)

2 mt Altitude mínima
78 km’s percorridos… (27,5 km’s percorridos)
27 km/h Velocidade média… (31,5 km/h Velocidade média)
2,50 h Tempo gasto a andar… (45 m Tempo gasto a andar)
61,08 km/h Velocidade Max atingida
141 PPM Frequência cardíaca média… (155 PPM Frequência cardíaca média)
175 mt Altitude Max atingida
189 PPM Frequência cardíaca Max
585 mt Acumulado de subida… (250 mt Acumulado de subida)
1984 Kcal Calorias gastas… (800 Kcal Calorias gastas)
GR

2 comentários:

Filipe disse...

Caríssimo, então experimenta, à volta, ir ao Cais do Sodré, Praça do Comercio, Marques, Saldanha, em Entrecampos entras na ciclovia, Telheiras, Benfica, que deves chegar bem perto dos 110 e também é um percurso interessante para um domingo de manhã.
Abraço

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

Boas Filipe!
Tal alternativa não tem a componente de dificuldade "Monsanto"... Mas para a próxima irei experimentar no regresso....lol
Abraço
JG