sábado, 12 de dezembro de 2009

CICLOVIA DE CASCAIS - GUINCHO




Aproveitando o meu treino deste feriado (dia 8), fui rever a Ciclovia entre o Guincho e Cascais. Uma pista já com alguns anos (não sei mesmo se não será das primeiras), e que depois de acrescentada, no troço desde a guia até ao farol da marina, deverá ter ficado como uma das maiores.
Fiquei muito agradado com o que vi, as infra-estruturas mais antigas estão na grande maioria restauradas/melhoradas e as novas, bem-feitas e melhor sinalizadas.
Em relação às múltiplas Ciclovias que nos estão a surgir em Lisboa, este exemplo de construção, mas sobretudo de manutenção, é/são factor(es) a considerar.
Nos cerca de 9 km’s em que o tapete vermelho se estende, surgem-nos alguns pedaços em que a Ciclovia fica comum com via para passeio dos peões, por não haver hipótese de os fazer circular por outro lado. Mesmo assim está sempre assinalado de forma bem visível. Quando a Ciclovia tem dois sentidos em exclusividade para as bicicletas, significa que do outro lado da estrada se estende uma passadeira amarela para os peões. Bem feito. Bem pensado.
A C.M. de Cascais tem apostado no lazer dos seus habitantes, e dos que ocasionalmente por lá gostam de passear e usufruir das magníficas condições desta região.
As BICAS que a câmara faculta, são uma forma bastante interessante se usar esta Ciclovia, ainda para mais porque são “emprestadas” pela edilidade de forma gratuita, aos potenciais interessados.

Para quem inicia a ciclovia do lado do Guincho, esta é a primeira imagem que nos ocorre. É por aqui que se iniciam as primeiras pedaladas deste trajecto até à Vila de Cascais, numa extensão de 8,8 km's

Logo no inicio desta pista, uma das caracteristicas desta zona está bem visível. O vento, que por aqui nunca deixa de soprar, faz com que o "tapete vermelho" fique coberto de areia.

Do outro lado da estrada, para além da magnifica vista do mar, sempre presente, temos a alternativa para os peões, assinalada por um longo passeio amarelo.



Cá estão elas, as BICAS. Com um quiosque de apoio e informação ao lado, é aqui na Guia que se podem levantar estas bicicletas de forma gratuita.


Este troço entre a guia e a marina de Cascais nunca tinha feito. Tem alguns pormenores interessantes.



Repórter Astigmático

Sem comentários: