terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Volta de estrada - Zonas históricas do distrito de Lisboa (Belas, Mafra, Sintra, Belém, Monsanto)



Para mim, e já tenho feito muitas voltas pelo distrito de Lisboa, em especial por estes concelhos que se situam mais a Sul, posso dizer que este trajecto é um dos mais completos que marquei até hoje. Tem quilómetros suficientes, mas também não são em excesso - estamos a falar de cerca de 115/120 km. Tem um acumulado difícil, mas que pode ser cumprido por qualquer ciclista amador, que tenha uma rotina mínima (semanal, será suficiente). Faz uso de muitas Zonas históricas de interesse lúdico / Turístico, e tem belas escaladas - Com inclinações para todos os gostos - Boas descidas, e belíssimas paisagens.

Passa em algumas das regiões com mais história do distrito de Lisboa. Nomeadamente: - Belas, Mafra, Sintra (vila e Serra), Belém e Monsanto. Muitas destas zonas são espaços verdes bem definidos e importantes do distrito em causa, logo, estão em boas elevações, que, como é óbvio, temos que escalar, trazendo com elas as respectivas descidas vertiginosas. Lembro-me das ascensões para o "Clube de Golfe de Belas" e para o estabelecimento prisional de Pêro Pinheiro, depois, até Cheleiros, temos a descida vertiginosa para o Lizandro e a ainda maior subida para Mafra, com paredes de mais de 10% de inclinação. Com a aproximação da costa, depois do Zambujal, voltamos a descer ao Lizandro e a subir para a Carvoeira. Voltamos a descer, desta vez, para a Praia de São Julião, de onde temos uma desafiante escalada, com médias de mais de 10%, após a Ribeira do Barril. Seguindo para Sul, até chegarmos a Sintra não há grandes obstáculos. A entrada na zona de Sintra, também dá o inicio à maior escalada desta Volta, pela Serra de Sintra, via Capuchos, terminando na Malveira da Serra. Depois da descida contínua até à Vila de Cascais, segue-se uma longa parte essencialmente plana, pela Marginal, dela saindo em Alcântara, onde, via Avenida de Ceuta e Bairro da Liberdade / Serafina, se dá o início da progressão até ao próximo pico deste trajecto; - O ponto mais alto do parque Florestal de Monsanto (prisão). Após mais esta subida é só voltar a fechar a volta pela rotunda de Pina Manique.





ALGUMAS FOTOGRAFIAS DESTA VOLTA:



Palácio/Convento Nacional de Mafra.
Quando a direcção da progressão que nos trás até aqui, vem do lado de Cheleiros e do Rio Lizandro, somos brindados com umas belas subidas...





...O mesmo se passa quando tomamos o rumo da costa, e nos dirigimos para a Praia de São Julião. Voltamos a descer para o Lizandro, após a aldeia de Zambujal, para logo de seguida subirmos para Carvoeira...





....E voltarmos a subir por grandes pendentes, para a Assafora, depois da Ribeira do Barril...





...Outra coisa não seria de esperar, já que nesta volta, são atravessados os quatro espaços verdes mais notórios, desta vertente Sul do Distrito de Lisboa; - Belas, Mafra, Sintra e Monsanto.



GR

Sem comentários: