domingo, 22 de setembro de 2013

ECOPISTA DO TÂMEGA (AMARANTE - ARCO DO BAÚLHE)









FOTOGRAFIAS NO PICASA :


 A Antiga estação de Gatão, que nos transporta o imaginário para o "famoso" vinho verde, é uma das muitas particularidades desta antiga linha do Tâmega.
Nestes cerca de 40 km, de constante, mas ténue sobe e desce, somos transportados por um dos vales mais espectaculares do nosso país...



...O Vale do Tâmega. Desde Amarante, passando por Celorico de Basto, Mondim de basto e Cabeceiras de Basto (Arco de Baúlhe), pedalamos no distrito do Porto primeiro, e depois no de Braga, mas com os olhos sempre postos no de Vila Real, de nós separado, pelo Rio.



A estruturação desta Ecopista é peculiar, o quilómetro 0 encontra-se em Celorico de Basto, e a contagem desenrola-se para Sul (jusante), até Amarante, e para Norte (montante), para Arco de Baúlhe. Também é no km 0 que temos o maior número de infraestruturas de apoio, onde se incluem um Museu, um espaço informativo e um albergue.



...Um dos pontos de atracção desta Ecopista, persegue-nos durante vários quilómetros. Claro que vos falo do "famoso" Monte farinha, ou, como é mais conhecido, o Monte da Sra da Graça.


Links com interesse:



GR e RA

Sem comentários: