quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ciclovia da Tocha. Coimbra

Mudámos de Distrito (Aveiro/Coimbra) e logo se notou uma cambiante na paisagem, nos traçados e na proximidade com o mar.

É assim, pelo menos até Quiaios, com uma excepção. É essa excepção que agora apresento. Na Praia da Tocha podemos voltar ao contacto visual com o mar (água). Situação que já não acontecia desde a Lagoa de Mira, e que só voltará a repetir-se na Praia de Quiaios, nas franjas de Serra da Boa Viagem, a caminho da Figueira da Foz.

Efectivamente, com a saída de Mira em direcção a sul, não mais conseguimos progredir junto à costa, pois o terreno torna-se maioritariamente arenoso, impossibilitando a progressão ao pedal.

Não foi por falta de vontade, traduzida aliás, em várias tentativas infrutíferas pelos enormes corta-fogos, onde inclusivamente me conduziam os track’s gps que dispunha. Só com veículos de todo o terreno se podem fazer tais caminhos de areia. Com a agravante de, mesmo estes, não nos mostrarem o mar.

Foi portanto com muito agrado que cheguei até ao mar, via Praia da Tocha, usando uma ciclovia que interceptei na N335-1, quando me deslocava a cerca de 400 mt da costa, num extenso estradão (antiga estrada de Mira à Figueira).

Apesar de a ciclovia ser da cor do alcatrão e estar coberta de caruma e folhas, é bastante comprida (5 km´s) e têm uma alta taxa de utilização. Tem informação diversa, essencialmente vertical, e, faz a ligação desde a Praia até à zona urbana da Tocha, nomeadamente no campo de futebol.


O Track :




Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1334223



As Fotos :

Um pouco diferente do que estamos habituados, quer a nível da cor, quer do piso, mas uma via muito extensa e agradável para se circular.
Este troço fotografado, sendo uma excepção, não demonstra a tal cobertura que acabei de descrever. Mas podem crer em tal facto, pelo menos, há época em que por lá passei
era evidente.


Foto sintomática da excelente sinalização e informação que é disponibilizada nesta ciclovia.


R.A.

Sem comentários: