sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

25 MIL? ...26, 27, já vai em 27 mil...


Tinha previsto escrever este post quando tivesse completado 25 mil quilómetros. Só que a oportunidade foi passando, e já estou à beirinha dos 27500 mil.

Poderia adiar tal mensagem para os trinta mil, onde espero chegar antes da grande travessia que conto fazer aos Pirenéus: - A Transpirinaica. Aventura a efectuar lá para meados de Agosto. Contudo acho que seria um salto escusado, pois há informação suficiente para relatar tais dados até aqui alcançados.

Como os mais próximos saberão, tais números têm-se vindo a acumular, salvo algumas interrupções de carácter excepcional, desde 2004/05. Ano de transição no que à atitude perante o desporto e actividade física diz respeito. Por essa altura passei a usar tal veículo como meio de transporte alternativo no meu dia-a-dia, e paralelamente, encetei com as bicicletas um uso assíduo a nível da diversão de cariz lúdico. Salpicado aqui e ali com alguma competição. Cumprindo um rol de passeios e viagens desde o pequeno ao longo curso, assim como umas poucas de maratonas por esse país fora. Como facilmente poderão comprovar, fazendo uma consulta mais minuciosa a este blog, que entretanto, está prestes a atingir os oito mil leitores (entradas).

É a questão dos números e a sua importância, à qual não conseguimos fugir.

Assim, e depois de em Fevereiro do ano passado, vos ter relatado a progressão directa desde os primeiros quilómetros até aos vinte mil, ficam por aqui os restantes, até ao dia de hoje. Mais uma vez se comprova a média, entretanto tornada hábito, e que não anda longe dos sete mil quilómetros anuais.

Reiniciando a viagem...


21 mil à mesa. Na Praia da Aguda, perto de Espinho. Depois desta faustosa refeição onde comemos de tudo e do melhor, fomos completar a Rota dos Castelos até ao Porto através duma etapa nocturna. Percorremos todas as passadeiras de madeira à beira mar, até Gaia, entrando na invicta pela Ponte D.luiz.



Maratona de Óbidos. Foi pelos trilhos e estradões da Lagoa de Óbidos que passei os 22 mil quilómetros. Esta Maratona, apesar de ter caído por três vezes devido ao excesso de areia, acabou por ser do meu agrado



Ferrol, à porta da estação de caminhos de ferro, onde apanharia um comboio para La Corunã, depois de ter feito o Caminho Inglês desde Santiago até Ferrol. Neste percurso, acabei por alcançar a barreira dos 23 mil quilómetros.



Como não poderia deixar de ser, os 24 mil foram em plena Via de La Plata. Também pudera, numa peregrinação com mais de 1100 km's, impossível seria não ultrapassar mais um milhar.



Aqui, em Torres Vedras, já regressava de uma Grande jornada de convívio e BTT que tive o privilégio de cumprir com o meu Compadre Zé Alex. Tratou-se da Arruda - Atlântico - Arruda, onde por entre os mais de 100 km's, atingi os 25 mil. Por esta altura já tinha uns litros de cerveja no corpinho para tentar anestesiar as dores de que padecia por ter caído à chegada à praia de Sta Cruz. Apesar do enorme esforço, acabei por ter que parar em Dois Portos.




Foi no "meu" Tróia - Sagres - Lagos, que completei os 26 mil. Aqui à porta da Fortaleza de Sagres, depois dos 200 km's desta bela jornada.


Os 27 mil, representados na primeira fotografia, referem-se à minha aventura mais recente, o: - Às voltas p'lo Sul (Travessia do Sul) que acabei de fazer entre 28 e 30 de Janeiro deste ano.
GR

1 comentário:

Ricardo Rosa disse...

Fico muito contente verirficar que o meu amigo continua com na senda dos Kilómetros.
Eu já não posso dizer o mesmo, porque à uns meses a esta parte fiquei sem (contavoltinhas)e ainda não comprei outro, mas é possivel que também já ande por volta desses numeros.
Um abraço e muita saudinha da boa!