quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VIA ALGARVIANA 09 Parte 2 (Monchique-Cabo de são Vicente)


Este meu segundo dia desta segunda parte da minha Algarviana, obrigatoriamente tinha que começar muito mais cedo do que o primeiro. Assim, saí da pensão às 8,15 h para tomar um pequeno-almoço ligeiro logo por baixo desta e iniciar, o que de antemão sabia ser a subida até aos 850 mt, até ao alto do foia e às antenas. Imagem que para mim, representa um pouco o ex-líbris desta via. – Será por ser o ponto mais alto?

A escalada pela ladeira coberta de árvores até à estrada que nos leva às antenas, faz-se à mão em alguns pedaços, passando por algumas das nascentes da água de Monchique, agora revestidas de folhagens.
Depois da passagem pela cerca, outro dos pontos referência deste monte, inicia-se a descida em direcção a Marmelete, primeiro pelo meio de tojos e cardos, depois em amplos estradões de onde se vislumbra uma vista impar sobre o Sudoeste algarvio. Ao mesmo tempo é um real prazer para a adrenalina, já que em breves troços a Bicicleta ganha tendências de velocista.

De Marmelete a Bensafrim passa-se por uma Barragem com a bacia bastante baixa e por uma pequena aldeia, de seu nome Malhão, onde tive o único percalço técnico destes dois dias. – Furei! Talvez por ter andado em cima de algumas silvas o pneu tenha vazado um pouco, o que lhe tirou pressão para resistir a um embate com uma pedra mais aguçada que acabou por trilhar a câmara-de-ar, de nada valendo o gel que a mesma tem por dentro.

Até Aldeia do Bispo, sempre por trilhos muito interessantes, na sua maioria secos e de cor Castanha escura, quase encarnado (lembra algumas imagens que conhecemos de África…), vamos maioritariamente a descer. Com o aproximar da costa começam a surgir em grande quantidade aglomerados de pedras que dificultam a progressão ao mesmo tempo que a tornam muito mais técnica e de perícia. – Muito bom!

Já depois de cruzarmos a Ecovia do litoral, afunilamos definitivamente para o cabo de são Vicente. A chegada ao mar traz inúmeros pontos de interesse, que é impossível deixar passar sem que deles se façam uns “bonecos”. Corridas de perícia entre aviões, planadores e parapentes; Barcos de recreio e da faina; vistas deslumbrantes e agrestes e… Last but not least… as roulottes de comes e bebes…hi…hi…hi…






Picoto para trás, vem aí o foia. Monchique também já ficou nas nossas costas.


Entrada para o bosque que antecede as antenas. Aqui o chão está literalmente coberto de folhas que escondem todas e qualquer dificuldade.



Uma, ou a, nascente da água de Monchique.


Por aqui também há malta mais radical a praticar Freeride. Não consegui deixar passar este pormenor da rampa de saltos.


Ora aqui está ela! - A foto que todos conhecem como marca desta Via Algarviana. As antenas no alto do foia. O caminho depois de alguns metros pela asfalto (poucos), passa para a direita por entre as pedras.


Outra imagem facilmente associada a este evento. As grades de separação e protecção do gado.

Por entre tojos e silvas com a bicicleta à mão. O pior são as pernas.


Culturas de socalcos milenares, agora abandonadas. Para a direita e desde que a atmosfera deixe, consegue-se "sentir" o mar.


Água? - Também a temos numa ou outra barragem. A maioria com os caudais muito por baixo.


Muita informação, e uma Bicicleta.


Belos trilhos de terra vermelha. Acho, depois de ver pela fotografia que a verdadeira cor ainda é mais rubra... E podem crer que não é do Medronho que por esta hora já tinha degustado...lol...


Passam-se muitos parques eólicos de cata-ventos. A maioria virados a sul, "saboreando" a brisa marítima.


Encruzilhada de estradões e corta fogos, muitos deles onde iremos passar.


Teste exigente às pernas, joelhos e suspensão.


Parece que não tem fim.


Embora não os tenha visto, por aqui passam muitos Algarvianos a pé.

No fundo, no fundo. Lá bem bem no fundo consegue-se perceber que é uma foto artística. OK, eu desvendo. Por cima do marco está, em continuação, a torre do farol... - Não vêem?


Primeiras impressões do "fim do mundo".


Outra artística! - Até as aves colaboraram... Uma para cima e a outra para baixo.


Bem tentei, mas a certa altura tens que apear.


OBRIGATÓRIA!


Aqui contemplam-se as deslumbrantes vistas que toda esta"agressividade" nos transmite... Mas com muito respeitinho!


ESPECTÁCULO!


.... E para acabar em beleza... Uma SAGRES! - Com certeza!

GR

2 comentários:

Daraopedal disse...

Olá Malta do Nézclinas e Ciª.
Lembro-me de vocês estarem presente nos primeiros dias da Via Algarvia e depois terem dado por terminado mais cedo a aventura. Eu fui até ao fim e adorei. Ainda bem que conseguiram concluir também.
Boas pedaladas
Daraopedal

As Minhas Pedaladas disse...

Nada como uma boa cerveja depois uma volta de bicla!!! Sentimos mesmo que a merecemos!