sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ARRÁBIDA 45


Este post faz parte de um grupo de 3, denominado por isso 1.1, correspondente a uma prospecção que fiz nos dias 7 e 8 de Setembro de 2011. (toda a abordagem ao tema no tab Arrábida)

Depois de por lá ter rolado variadas vezes pelas estradas- principalmente quando fazia férias em Tróia e apanhava o barco bem cedo em direcção a Setúbal - chegou finalmente a hora de explorar a vertente BTTistíca deste Parque Natural.

Assim, nesta minha primeira passagem em BTT pelo PNSA, pude comprovar a excelência de alguns singles e locais "famosos".

Deste traçado de 45 km com início na Avenida Luísa Todi em Setúbal e passagem pelo Castelo de Palmela, fazem parte alguns deles. A saber; - O estradão e single ao longo da ribeira da "Comenda"; A Calçada Romana entre a Nossa Senhora da Anunciada e Grelhal, outrora parte integrante da Via romana entre Cáceres e Santarém; A subida da "Tartaruga"; Os singles descendentes da Capela de São Luís; O perigoso mas emocionante single do "Tanque"; A subida das "2 cerejas" e do "1/3 de encosta" para o fabuloso single da "1/2 encosta"; Passagem pela estrada de Barris e entrada na propriedade da Escudeira; Subida às antenas de Palmela e descida pelos trilhos do Down hill; Até à subida da estrada da Cobra, que nos conduz até ao centro de Palmela e ao Castelo.

A ligação a Setúbal faz-se pela estrada.



Atividade: mountain bike
próximo a Setúbal, Setúbal (Portugal)
Extensão da trilha: 45 quilômetros
Elevação mín: 7 metros, máx: 222 metros
Altura acum. subida: 909 metros, descida: 900 metros
Grau de dificuldade: skill Moderado
Horas: 4 horas 59 minutos
Data: Setembro 09, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Sim
Coordenadas: 1501
© nés Todos os direitos reservados




Painel que demonstra as técnicas de construção das vias romanas.
Neste troço temos oportunidade de poder pedalar numa réstia de calçada romana, mais precisamente entre Nossa Sra da Anunciada e Grelhal.
Este pequeno pedaço fazia parte de uma das principais estradas da Península Ibérica, nos primórdios da era cristã - A Via entre Cáceres e Santarém.



Já com o Castelo de Palmela ao fundo, ainda vamos ter que dar algumas voltas até lá chegar. Primeiro subindo às antenas, depois descendo via pista de Down Hill, até à Baixa de Palmela, e em seguida, pela já famosa estrada da Cobra, aí sim, lograr subir a valente ladeira de estradão até ao Castelo.



Pequeno pormenor desta volta por terras do Parque Natural da Arrábida.


GR

Sem comentários: