terça-feira, 19 de julho de 2011

EPIC MONSANTO 75 km

...Quase, quase... "Uma Obra Prima"...

Traçado e altimetria no Ride With GPS :



Traçado no Wikiloc :




Atividade: mountain bike
próximo a Benfica, Lisboa (Portugal)
Extensão da trilha: 72,49 quilômetros
Elevação mín: 42 metros, máx: 219 metros
Altura acum. subida: 1.596 metros, descida: 1.595 metros
Grau de dificuldade: skill Muito difícil
Horas: um dia 22 horas 38 minutos
Data: Julho 16, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Sim
Coordenadas: 3170
© nés Todos os direitos reservados

Algumas NOTAS:

Em Monsanto, já o disse em ocasiões anteriores, nem sempre é fácil; - às vezes nem sequer é exequível - seguir um traçado proposto por GPS. Por existirem algumas condicionantes sobejamente conhecidas duns, mas para outros nem tanto. – Assim: quer pelo extenso arvoredo, mas também pela proximidade entre trilhos e singles, muitas vezes somos levados ao engano. Já para não falar das dificuldades na comunicação com os satélites, que pode ser afectada por vários factores (Nuvens, arvores, vento e interferências).
Por todos esses possíveis inconvenientes, a que um GPS (também) pode estar sujeito, aqui deixo algumas dicas, para melhor aproveitar este EPIC MONSANTO:
- Depois de muita prospecção e confirmação, o traçado final foi gravado e reconfirmado entre os dias 14 e 16 de Julho.
- Traçado gravado com GPS Garmin 60 CSX com definições de origem.
- Escala do GPS entre 20 e 50 mt (aconselho 30).
- Ideal nos meses de Verão e Outono (de outra maneira muitos dos singles estariam incógnitos ou mesmo intransponíveis.
Mesmo tendo o traçado sido passado a “pente fino”, há sempre a hipótese de algum single estar “ fechado” (muitas vezes, com o cair de uma árvore, deixa de se passar por um sítio, e esse single “morre”). Também se pode dar o caso de, por falta de frequência, um determinado single estar um pouco pior e com mais arbustos e silvas a dificultar a passagem. Já para não falar nas limpezas a que o Parque Florestal é sujeito sazonalmente, e que derivado ao movimento das máquinas, não só limpa o mato rasteiro e as folhagens (sempre desaconselhados quando a preocupação é segurança nas florestas), mas que desbrava e ELIMINA quase por completo os singles; - Que "nós" tanto gostamos.
Regra geral deve seguir-se o traçado proposto. Eu já o fiz por mais do que uma vez. Desde que numa boa escala de visionamento (sugeri 30 mt) e alguma atenção nos cruzamentos de trilhos será fácil concluir este belo projecto.
- Apesar de esta track ser uma colagem (foi essa a forma mais fácil de o limpar e apresentar), é perfeitamente possível fazer esta "linha" toda de seguida em Monsanto.


...Só 2 ou 3 fotos para incentivar...









Espero que se divirtam tanto a fazer este traçado, como eu me diverti a marcá-lo...

GR


Sem comentários: