segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Novas descobertas; Mais ciclovias. "Ciclovia da Praia da Rocha, Portimão"

Como eu dizia no post anterior, que se referia a uma ciclovia, que divide com esta de que vos vou falar, as atenções velocipédicas da costa, na cidade de Portimão, estamos a chegar ao fim do levantamento que fiz acerca das ciclovias da costa algarvia, por mim descobertas quando estive no terreno a cumprir a Ecovia o Litoral.

Assim, e depois desta e de um pequeno apontamento em Lagos (que provavelmente depois de terminado, será um grande ciclovia, desde a Meia-Praia até à cidade), encerarei o capitulo das ciclovias no Algarve.
Haverá por certo muitas outras para o interior desta região, mas ficarão para outras oportunidades.
Depois deste projecto "litoral", dediquei o meu tempo a outros igualmente "nacionais", onde me foram surgindo novos e interessantes motivos de reportagem, que passam, não só mas principalmente, por ciclovias e afins.

Será desse modo que no seguimento destas dedicarei alguns posts a ciclovias do Baixo Alentejo (Beja), e do litoral centro do nosso pais.

Quanto ao motivo deste post, trata-se de uma das mais conhecidas ciclovias do Algarve, mas nem por isso a mais usada. Principalmente no verão, onde a afluência na zona da Praia da Rocha está elevada a uma potência altíssima, torna-se difícil pedalar nestes cerca de 1,5 km's de piso demarcado. Por ser uma zona de comércio e de acesso às praias, as pessoas circulam por todo o lado incluindo as próprias passadeiras das ciclovias. Visto de cima, é um pouco com aquela imagem que temos dos passeios de Wall street, em Nova Iorque...



As Fotos :

Apesar de ter feito esta prospecção em Outubro, a imagem que referi na apresentação deste traçado, ainda se aplica de alguma forma. Para quem queira cumprir na integra a passadeira cinza reservada às bicicletas, terá que fazê-lo com mil cuidados e provavelmente a pé. Pois o movimento de peões é limitativo às passeatas ao pedal.


Termina em calçadão esta hipótese de progressão na Praia de Rocha, em Portimão.

R.A.

Sem comentários: