quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Novas descobertas; Mais ciclovias. "Ciclovias de Leixões e Matosinhos"


Quando regressava da prospecção que fui fazer ao Caminho português, em Abril deste ano, tive oportunidade de passar em diversas ciclovias do Norte de Portugal, mais especificamente do Grande Porto.
Assim, início pelas de Matosinhos, uma resenha às várias ciclovias que fotografei, e das quais exponho por aqui os tracks GPS, via link da página das Ciclovias de Portugal, onde a informação técnica é detalhada.



Este grande calçadão junto do Farol de Leça, oficialmente, não corresponde a uma ciclovia, mas é um piso muito agradável e delimitado, que nos permite progredir em segurança, longe dos carros.



Aqui sim, muito bem marcado e sinalizado, podemos circular durante quase dois quilómetros entre a praia de Leça e Entre quintas, contornando o porto de Leixões.





Esta, sobejamente conhecida, pelo menos dos utilizadores do Grande Porto, é certamente uma das vias pedonais e/ou cicláveis mais usadas do nosso país. Passei por lá ao fim da tarde de um dia de semana, e pude testemunhar a presença de centenas de anónimos no seu passeio, jogging ou simples relaxe.
Embora não tenha mais de 1 km, faz a ligação de Matosinhos à escultura de rede, e ao Parque da cidade.



Link para a Página das Ciclovias de Portugal (Ciclovia), com mais pormenores destas e de outras ciclovias de Matosinhos : http://www.ciclovia.pt/ciclovias/1norte/3porto/matosinhos/matosinhos.html


R.A.

Sem comentários: