sábado, 25 de abril de 2009

Não buzines, viesses de Bicicleta!



Com esta frase inspiradora (para a malta que na luta; no campo; fomenta o uso deste veículo), início o pequeno relato deste sábado de 25 de Abril, em que tive o prazer da companhia do Zéii para uma bela volta.

Tenho que deixar aqui um agradecimento à Galp, ou pelo menos a quem desenvolveu esta campanha publicitária, onde tal frase (entre muitas outras), compõe um dos muitos autocolantes que brevemente se vão ver por aí, nos vidros traseiros dos carros…
Mais tenho que agradecer, às simpáticas funcionárias do posto de abastecimento do aeroporto, que pacientemente procuraram por tal autocolante, já que a campanha em causa tem além desta, muitas outras frases. Nenhuma será tão importante, como a que faz de cabeçalho a este post.

Já agora, falemos um pouquinho da volta propriamente dita. Apesar de termos iniciado tal passeio por volta das 10 h, conseguimos usando só a manhã, completar o “projecto velocipédico” que o Comp. Tinha (ou foi…) delineado. Assim, e começando pelo bairro da fraternidade, perto de Sacavém, fomos desembocar nos Caminhos do Tejo, atravessámos o Trancão para a outra margem e fomos andando pelo trajectos habituais até S. João do Tojal. Subimos depois até à central de distribuição eléctrica, e continuámos para norte até alcançarmos mais ou menos 25 km’s. O regresso fez-nos passar pela Bemposta e por Bucelas. Depois desta localidade vinícola derivámos para a sempre surpreendente Mata do Paraíso (ícone do BTT para as gentes desta “banda”). Acabámos por regressar aos Caminhos do Tejo em Alpriate, de onde, e percorrendo tais traçados, alcançámos de novo a Bobadela, ou seja, o bairro por onde tínhamos encetado tal passeio matinal, algumas horas antes.

Ao todo fizemos cerca de 50 km’s, a uma média de 14.8 km/h, em 3.23 h.
Atingimos a velocidade Max de 58 km/h. O acumulado de subida foi de 1131 mt e o ponto mais elevado atingido não passou dos 300 mt.

Pois então vos digo: -Não buzines, viesses de Bicicleta!

Esta campanha da Galp que se enquadra em promover o uso mais económico e inteligente dos “Pó-Pós”, e da solidariedade entre condutores, está a desencadear um “onda” de “boleias” combinadas entre eles, usando somente um carro. Estou para ver até onde é que isto vai, e estou disposto a informar-vos por aqui… No meio desta campanha, só há uma coisa que não me está a “soar” muito bem… - A Galp a querer menos carros na rua?...HUM? NÃ! Trás água no bico…lol…

Em breve daremos mais detalhes acerca desta iniciativa, que por ter o cobertura dos grandes meios de comunicação se está a tornar muito popular, mas que na sua essência terá muito que se lhe diga… Até parece (ironicamente) que as nossas “preces” estão a dar resultado…

Cada vez vejo mais gente de Bicicleta; Cada vez há menos carros…

Outro dos assuntos que já aqui abordámos e com o qual nos congratulamos, é o evoluir das ciclovias. Quem é que ainda não se deparou com obras de construção destas passadeiras, que incentivam o uso do Objecto que aqui nos trás…Hum?

A-VER-VAMOS!

P.S. – O “Guarda-Rios” hoje, livrou-se por pouco de mais uma banhoca…

1 comentário:

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

Quanto à "água no bico", creio que isso é coisa de "Guarda-Rios".
O resto... " quando a esmola é grande o pobre desconfia!" Como sabes as campnhas publicitárias não são para dar nada a ninguém, antes pelo contrário.
A ver vamos como diz o céguinho!
Saudinha da Boa!